Provided by: man-db_2.9.1-1_amd64
NOME
mandb - cria ou actualiza as caches de índice das páginas do manual
SINOPSE
mandb [-dqsucpt?V] [-C ficheiro] [manpath] mandb [-dqsut] [-C ficheiro] -f nomeficheiro ...
DESCRIÇÃO
mandb é usado para inicializar ou actualizar manualmente as caches de bases de dados índice. As caches contêm informação relevante sobre o estado actual do sistema de páginas do manual e a informação nelas armazenada é usada pelos utilitários do man-db para melhorar a sua velocidade e funcionalidade. Ao criar ou actualizar um índice, mandb avisa sobre maus pedidos .so ROFF, nomes de ficheiro de páginas do manual fictícios e páginas do manual das quais não consegue analisar o whatis. Fornecer a mandb um caminho opcional separado por dois-pontos sobrepõe-se ao caminho interno de procura de hierarquias de páginas do manual, determinado por informação dentro do ficheiro de configuração do man-db.
CACHES DE BASES DE DADOS
mandb pode ser compilado com suporte a qualquer um dos seguintes tipos de bases de dados. Nome Tipo Async Nome de ficheiro ────────────────────────────────────────────────────────────── Berkeley db Árvore binária Sim index.bt GNU gdbm Hashed Sim index.db UNIX ndbm Hashed Não index.(dir|pag) Os tipos de bases de dados que suportam actualizações assíncronas fornecem velocidade melhorada a custo de possível corrupção em caso de fecho irregular. Num caso em que tal tenha ocorrido, pode ser necessário voltar a executar o mandb com a opção -c para recriar as bases de dados de raiz.
OPÇÕES
-d, --debug imprime informação de depuração. -q, --quiet Não produz avisos -s, --no-straycats Não perde tempo a procurar ou adicionar informação às bases de dados sobre cats perdidos. -p, --no-purge Não perde tempo a procurar páginas do manual eliminadas e a purgá-las da base de dados. -c, --create Por predefinição, o mandb tentará actualizar quaisquer bases de dados anteriormente criadas. Se uma delas não existir, será criada. Esta opção força o mandb a eliminar bases de dados anteriores e a recriá-las de raiz, o que implica --no-purge.. Pode ser necessário se uma base de dados for corrompida ou se for introduzido um novo esquema de armazenagem. -u, --user-db Criar só bases de dados do utilizador, mesmo com permissões de escrita necessárias para criar bases de dados de sistema. -t, --test Realiza testes de correcção em páginas do manual no caminho de procura da hierarquia. Com esta opção, mandb não altera as bases de dados existentes. -f, --filename Actualiza só as entradas do nome de ficheiro indicado. Esta opção não é para uso geral; é usada internamente pelo man quando foi compilado com a opção MAN_DB_UPDATES e descobre uma página desactualizada. Implica -p e desactiva -c e -s. -C ficheiro, --config-file=ficheiro usa este ficheiro do utilizador em vez do predefinido de ~/.manpath. -?, --help Mostra a mensagem de uso e sai. --usage mostra uma mensagem curta de uso e sai. -V, --version Mostra a versão e sai.
ESTADO DE SAÍDA
0 Execução de programa com sucesso. 1 Erro de uso, sintaxe ou do ficheiro de configuração. 2 Erro de operação. 3 Falhou um processo-filho.
DIAGNÓSTICO
As seguintes mensagens de aviso podem ser emitidas durante a construção das bases de dados. <nomeficheiro>: falha na análise do whatis para page(sec) Falhou uma tentativa de extrair linhas whatis do <nomeficheiro>. Normalmente, é devido a uma escrita pobre de uma página do manual, mas se forem emitidas muitas destas mensagens, é provável que o sistema contenha páginas do manual não-padrão incompatíveis com o analisador whatis do man-db. Veja a secção ANÁLISE WHATIS em lexgrog(1) para mais informação. <nomeficheiro>: é uma ligação simbólica pendente <nomeficheiro> não existe mas é referenciado por uma ligação simbólica. Normalmente, são emitidos mais diagnósticos para identificar o <nomeficheiro> da ligação culposa. <nomeficheiro>: má ligação simbólica ou pedido ROFF ".so" <nomeficheiro> ou é uma ligação simbĺica a, ou contém um pedido ROFF include a um ficheiro não existente. <nomeficheiro>: a ignorar nomeficheiro fictício O <nomeficheiro> pode ou não ser uma página de manual válida, mas o seu nome é inválido. É normalmente devido a uma página do manual com uma extensão seccional <x> posta na secção <y> da página do manual. <máscara_nomeficheiro>: extensões concorrentes O carácter universal <máscara_nomeficheiro> não é único. É normalmente causado pela co-existência de versões comprimida e descomprimida da mesma página do manual. São todas ignoradas menos a mais recente.
FICHEIROS
/etc/manpath.config ficheiro de configuração do man-db. /var/cache/man/index.(bt|db|dir|pag) Uma cache de base de dados de índice global de acordo com FHS. Localizações antigas da cache de base de dados incluíam: /usr/man/index.(bt|db|dir|pag) Uma cache de base de dados de índice global tradicional. /var/catman/index.(bt|db|dir|pag) Uma cache de base de dados índice alternativa ou respeitante FSSTND.
VEJA TAMBÉM
lexgrog(1), man(1), manpath(5), catman(8) A secção ANÁLISE WHATIS anteriormente parte desta página do manual é agora parte de lexgrog(1).
AUTOR
Wilf. (G.Wilford@ee.surrey.ac.uk). Fabrizio Polacco (fpolacco@debian.org). Colin Watson (cjwatson@debian.org).