Provided by: manpages-pt-br-dev_4.23.1-1_all
NOME
ecvt, fcvt - converte um número de ponto flutuante em uma string
BIBLIOTECA
Biblioteca C Padrão (libc, -lc)
SINOPSE
#include <stdlib.h> [[deprecated]] char *ecvt(double número, int ndígitos, int *restrict ptdec, int *restrict sinal); [[deprecated]] char *fcvt(double número, int ndígitos, int *restrict ptdec, int *restrict sinal); Requisitos de macro de teste de recursos para o glibc (consulte feature_test_macros(7)): ecvt(), fcvt(): Since glibc 2.17 (_XOPEN_SOURCE >= 500 && ! (_POSIX_C_SOURCE >= 200809L)) || /* glibc >= 2.20 */ _DEFAULT_SOURCE || /* glibc <= 2.19 */ _SVID_SOURCE glibc 2.12 to glibc 2.16: (_XOPEN_SOURCE >= 500 && ! (_POSIX_C_SOURCE >= 200112L)) || _SVID_SOURCE Before glibc 2.12: _SVID_SOURCE || _XOPEN_SOURCE >= 500
DESCRIÇÃO
A função ecvt() converte número para uma string terminada em nulo com ndígitos dígitos (onde ndígitos é reduzido para o limite específico do sistema determinado pela precisão de m double), e retorna um ponteiro para a string. O dígito de mais alta ordem não é zero, a menos que número seja zero. O digito de mais baixa ordem é arredondado. A string em si não contém o ponto decimal; entretanto, a posição do ponto decimal relativo ao início da string é armazenada em *ptdec. Um valor negativo para *ptdec significa que o ponto decimal está a esquerda do início da string. Se o sinal de número é negativo, *sinal recebe um valor não zero, caso contrário recebe 0. Se número é zero, não especifica se *ptdec é 0 ou 1. A função fcvt() é idêntica à ecvt(), exceto que ndígitos especifica o número de dígitos após o ponto decimal.
VALOR DE RETORNO
Ambas as funções ecvt() e fcvt() retornam um ponteiro para uma string estática contendo a representação ASCII de number. A string estática é sobrescrita a cada chamada a ecvt() ou fcvt().
ATRIBUTOS
Para uma explicação dos termos usados nesta seção, consulte attributes(7). ┌───────────────────────────────────────────────────┬───────────────┬─────────────────────┐ │Interface │ Atributo │ Valor │ ├───────────────────────────────────────────────────┼───────────────┼─────────────────────┤ │ecvt() │ Thread safety │ MT-Unsafe race:ecvt │ ├───────────────────────────────────────────────────┼───────────────┼─────────────────────┤ │fcvt() │ Thread safety │ MT-Unsafe race:fcvt │ └───────────────────────────────────────────────────┴───────────────┴─────────────────────┘
PADRÕES
Nenhum.
HISTÓRICO
SVr2; marcado como LEGACY em POSIX.1-2001. POSIX.1-2008 remove as especificações de ecvt() e fcvt(), recomendando o uso de sprintf(3) (embora snprintf(3) possa ser preferível).
NOTAS
Nem todas as localidades usam um ponto como separador decimal ("ponto decimal").
VEJA TAMBÉM
ecvt_r(3), gcvt(3), qecvt(3), setlocale(3), sprintf(3)
TRADUÇÃO
A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por Marcelo D. Beckmann <marcelobeckmann@yahoo.com>, André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>. Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ⟨https://www.gnu.org/licenses/gpl-3.0.html⟩ ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita. Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores ⟨debian-l10n-portuguese@lists.debian.org⟩.